8.28.2006

A SINA DE PLUTÃO


Vivendo no silêncio e na escuridão, Plutão sempre revelou uma tendência à reclusão e à melancolia. Distante de planetas vibrantes e de cores fortes, como Mercúrio e Marte, ou mesmo espalhafatosos, como Saturno, famoso por exibir seus anéis (quase um Ringo Starr celestial), Plutão costumava ser lembrado apenas nos livros escolares e em alguns papéis menores em filmes de ficção científica. Mas, enfim, deu-se a tragédia...Plutão não é mais planeta. E sua auto-estima foi, literalmente, para o espaço.

Desde que sondas espaciais começaram a circular por sua órbita, como insetos impertinentes, o simpático planetinha, que na sua singela preguiça chega a levar 248 anos para dar uma volta completa no sol, passou a ter sua identidade questionada. Por ser pequeno, frio e distante, alguns astrônomos começaram a duvidar de que Plutão poderia ser “dominante em sua zona orbital” (Freud explica?), questionando as vantagens oriundas desta condição, como descontos em competiçõs intergalácticas e participação especial nas histórias de Carl Sagan e Isaac Asimov.

Tantas reviravoltas surgiram nesta questão (uma hora era, na outra não era planeta) que Plutão viu sua auto-estima ser atingida de forma profunda. Passou a sentir inveja, por exemplo, de Marte, um inquestionável planeta, sempre presente em grandes produções de Hollywood. E o que era inevitável aconteceu: a reunião da União Internacional de Astrônomos, em Praga, na última quinta-feira, bateu o martelo: ou Plutão aceita a companhia de mais três planetas (e quantos mais viriam depois?) ou continua sozinho, mas sem a condição de planeta. Ou pior, com a condição de planeta-anão.

Agora, nada mais resta a Plutão a não ser aceitar a sua condição de rebaixado à segunda divisão (ou série B) da galáxia. Sua única esperança é que os nascidos sob o signo de escorpião continuem a aceitá-lo como seu regente. Ousadia, virilidade e intensidade emocional são características deste signo. É tudo o que um agora planeta-anão e de órbita pouco convencional (ainda tem essa) mais precisa agora.

19 comentários:

Anônimo disse...

Isso me faz pensar sobre as definições que o Homem atribui à natureza, eu posso ao menos dizer que a Terra é um "Lugar" Maravilhoso

Anônimo disse...

E como fica o cachorro Pluto, coitado? Desmoralizado?
Ai, ai...Os escorpianos são uma coisa mesmo! Também pudera!Signo de água é tudo de bom!
Bisous, André!

Anônimo disse...

Será que no "tapetão astral", Plutão consegue reverter essa decisão do rebaixamento???

Anônimo disse...

Fala, Bruno. Tomara que não rebaixem a Terra também, vai que descobrem que ela também não é ´dominante na sua órbita´, sei lá. Ah, gostei muito do site ´Nós da História´, vou inclusive pegar alguns endereços de e-mail naqueles links todos lá para mandar meu blog. Parabéns.

O Pluto, segundo o pessoal da Disney, disse que aceitou bem a decisão e não vai morder nenhum astrônomo, Aline. Beijinhos.

Depois que o Caixa d´Água foi pra lá, tudo pode acontecer, meu caro amigo Carlos Alberto. Abraços.

Anônimo disse...

hahahaha, sensacional esse texto, andre! Vou reproduzir n'o Escriba!!

abração!

Anônimo disse...

Também não gostei da queda de Plutão do panteão de planetas... tudo bem por aí? Já recebu o folder do evento?

Anônimo disse...

Se eu fosse uma escorpiana estaria em crise existencial. Mas eles merecem!

Anônimo disse...

Coitados, Marina...

Anônimo disse...

Adorei o texto sobre plutão... o blog é show de bola!!! parabéns!

Anônimo disse...

O teu blog é muito bom, parabéns.

Anônimo disse...

Plutão também é Zona Oeste?! Bem, distante já é...
Pelo que li da história, fizeram bem em rebaixar Plutão. Essa dúvida já rolava, no mínimo, desde a época em que eu estudava (e já lá se vão 20 anos).
Abraços

Anônimo disse...

Pior é o dia em que Duque de Caxias não for dominante de sua órbita e for rebaixado a bairro.

Por enquanto, não cresci suburbano e, sim, cresci em outro "urbus", outra cidade.

................................

Entendi: na verdade, Plutão é uma espécie de Zona Oeste do Sistema Solar.

Marte, Júpiter, Terra ficam na Zona Sul.

Duque de Caxias, amigos, é como se fosse Alfa-Centauro.

Anônimo disse...

Poxa, pelo visto vou ter que mudar o nome do blog para ´Emendas e metáforas´, tal o nível da discussão.

Marcello, como Bangu costuma ser o bairro mais quente do Rio no verão, é mais provável enquadrar a zona oeste ali pelos lados de mercúrio ou vênus. E a Tijuca, como fica nesse espaço metafórico, hein?

Flávio, já notou que os moradores de Caxias, quando falam onde moram, nunca se referem a um bairro da cidade? Sempre falam: moro em Caxias. Quer dizer, os próprios moradores já vêem Caxias como um grande bairro.

Alfa-Centauro é legal. Era, inclusive, o nome do meu time de botão.

Abraços.

Anônimo disse...

Tijuca não conta, Mr. Mansur. É tão somente a terra do "líquido podre" (ti-yuc), como os indígenas diziam...A julgar pela burguesia bitolada que existe por estas bandas, os "reaças" devem estar com a cabeça em algum lugar mais longe ainda que Plutão.

Ps. Você não me~"visita" mais, hein?

Anônimo disse...

O amigo me pergunta pela Tijuca, mas isso é assunto para a Linda Aline, moradora do local.
Meu bairro é o mundialmente famoso Maracanã. Como fico numa região limítrofe, também poderia dizer que moro em Vila Isabel. Mas este tem dimensão apenas nacional (Noel Rosa, Martinho...). Muito pouco se comparado ao Maracanã.
Abraços

Anônimo disse...

Oi, Aline, já te visitei. Quando atualizar, me dá uma lembrada. Fico feliz de saber que está por dentro da etimologia tupi-guarani. Beijos.

Pô, Marcello, quando eu te conheci você morava na Vila Militar. Agora, quer fazer metáforas plutônicas com a zona oeste? Qualé?
Os astros vêem tudo. Abraços.

Anônimo disse...

"Nada se fez, nada se faz, os astros não mentem jamais/ Din din din/ Din din din/ O destino é assim! Se cada signo tem sua missão, seja Virgem, Libra ou Leão"...
Vila Militar é legal. Morei lá duas vezes: 78 e 91.
Abraços.

Anônimo disse...

Eu sou uma ninfa, mas vocês amigos mais experimentados devem lembrar dessa simpática musiquinha disco, da Roberta Kelly, com direito a Plutão e tudo:

Oh, Capricorns, Leos, Sagittarians
Scorpios, Virgos, Aquarians/Oh, searching for the sign that goes with their own sign of the zodiac

Oh, Geminis, Librans, Taurians
Pisceans, Ariens, Cancerians
They´re searchin´ for the sign that goes with their own sign of the zodiac...

Mercury, Mars, Jupiter and Venus
Pluto, Saturn, Neptune, Uranus
Power from the planets of their own side of the zodiac

We´re all born under the sun
Affected by the pull of the moon
Regis and the born of the end
It´s the zodiac, zodiac fate!

Anônimo disse...

Pô, essa música tocava muito nas rádios. Nada mal para uma moça que gosta de escavar coisas tipo Dudu França.