Follow by Email

8.06.2007

Os bons e NOVOS tempos (II)



A TRINCHEIRA DOS BLOGS

Se na música a Lapa foi o ponto de encontro da nova geração, o terreno onde autores até então desconhecidos se destacaram reside no plano virtual. O crescimento dos blogs, de uns quatro anos para cá, deu visibilidade a muita gente de talento, como Ana Maria Gonçalves (anamariagoncalves.blogspot.com), que lançou o ótimo "Um defeito de cor" (Companhia das Letras), um livro de quase mil páginas sobre a escravidão no Brasil e vencedor do importante prêmio "Casa de las Americas".

Ana Maria seguiu caminho interessante: formou um público leitor, editou por conta própria um livro e ganhou visibilidade para ser acolhida por uma grande editora. Outros autores, ou já publicaram, ou com certeza vão publicar ainda, mas já têm um público fiel no meio virtual: nomes como Marcelo Moutinho, Antônia Pellegrino, Daniel Galera, João Paulo Cuenca, Sérgio Rodrigues, Cecilia Gianneti e Augusto Sales, entre muitos outros.

A grande vantagem do terreno virtual é que os blogs podem ser descobertos através de mecanismos de pesquisa, como o Google. Assim, os textos, que antes ficavam guardados numa gaveta sombria envolta em papel pardo agora são expostos num endereço que pode ser encontrado na rapidez de um clique.

É claro que, como em qualquer outro ramo de atividades, a filtragem separa o joio do trigo. Há aqueles que usam o blog apenas para manter um diário de coisas que só interessam a quem escreve. Os que realmente têm algo a dizer vão cada vez aumentando mais a visitação diária de seus blogs, o que é extremamente importante para democratizar o acesso às publicações e renovar a literatura.

Para concluir, vai aqui a dica do melhor contador de acessos de blogs e sites que existe, muito bem detalhado e eficiente: www.google.com.br/analytics

* Lá em cima: Ana Maria Gonçalves.

4 comentários:

Marcello disse...

É um fenômeno que acontece na música e agora também com quem trabalha com imagem, que pode divulgar seu trabalho no Youtube e semelhantes.
A tecnologia é parceira dos iniciantes, mas no futuro pode ser vilã, na questão dos direitos autorais e pirataria.
Abraços.

André Luis Mansur disse...

É, essa questão dos direitos autorais é importante, mas já tem gente tentando encontrar formas de defender os direitos dos autores. Um outro espaço bom para os músicos é o MySpace, no qual nosso amigo Edu Krieger coloca parte das suas músicas.

Abraços.

Danilo Fonseca disse...

Meu caro, gosto muito do seu blog. Queria saber se você tem intenção de publicar esse material em livro?

Abraços.

André Luis Mansur disse...

Ter eu tenho, Danilo, o problema é arrumar editora. Valeu.

Abraços.