12.26.2006

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO


“Ah, nesse ano eu vou...” É o início da frase mais usada no réveillon. Geralmente abre caminho para promessas que nunca serão cumpridas, feitas no calor da euforia das confraternizações, às vezes embaladas pela embriaguez. Quase sempre duram até a primeira segunda-feira chuvosa e entediante, quando a rotina mostra que mudar ainda é um dos verbos mais difíceis de se conjugar.

Geralmente, lá pelo meio do ano é comum ouvirmos diálogos do tipo:

- Ué, mas você não tinha dito que ia parar de fumar?
- Pô, mas como? Não viu a situação que passei?
- É, mas você foi tão enfático lá na praia, depois da queima de fogos.
- Pois é, mas...ah, mas veja bem, não tô fumando até o final, ó. Antes eu chegava até o filtro.
Ah...


- Aquele meu chefe é um #!:*##!!
- Mas você não disse que ia sair de lá até o carnaval?
- Sim, mas ele me deu um aumentozinho, né? E é difícil sair de um lugar onde a gente está acostumado.
- Mas você tem tanto potencial.
- É, eu vou ver como é que fica. Se ele continuar me tratando assim, eu tomo uma decisão!


- Não acredita o que o Oscar está fazendo agora?
- O que foi?
- Deu pra pendurar a cueca na maçaneta quando vai tomar banho. E esquece lá.
- Que absurdo. Mas péra aí.
- O que foi?
- Você não me disse que ia dar um basta? Que ia voltar pra casa da sua mãe e tudo?
- Eu disse isso?
- Disse. Lá em casa. Na hora do champanhe do ano novo.
- Champanhe? Mas eu não bebi champanhe na sua casa.
- Está bem, da cidra, mas é quase a mesma coisa. Você disse que ia fazer e acontecer.
- Ah, mas sei lá, é difícil mudar assim. A gente tá junto há 12 anos. Mas cueca na maçaneta eu não agüento. Até o final do ano tomo uma decisão!

Geralmente as decisões mais importantes são tomadas sem nenhum alarde, aparecem do nada, em um dia comum, que pode até ser uma segunda-feira chuvosa e entediante. Mas antes que este texto pareça de auto-ajuda, termino aqui e desejo a todos que me têm lido neste pequeno espaço virtual um excelente e completo 2007, em todos os sentidos, inclusive no das promessas.

* Veja também (se tiver paciência) meu romance Vera Lúcia (romanceveralucia.blogspot.com) e meu livro de contos Superávit, o herói brasileiro (superavitoheroibrasileiro.blogspot.com

11 comentários:

Anônimo disse...

Mansurca,
entre frases de efeito e promessas não cumpridas, peço um espaço para lhe desejar um super 2007, como muita saúde, paz e REALIZAÇÕES !

abs, C.Alberto

Anônimo disse...

Entre minhas resoluções de Ano Novo, está a de mudar de emprego. Espero que eu seja "macha" o suficiente para ir a frente da questão! (rs)
Ótimo 2007 para você, André!
Bisous

Anônimo disse...

Aline e Carlos Alberto, felicidades para vocês dois também, com muitas realizações!!!

Espero que possamos nos encontrar em janeiro, para começar bem o ano.

Um ótimo 2007!

Biajoni disse...

assim que passar a correria de fim de ano, minha resolução é ler teu livro!
:>)

Anônimo disse...

Minha resolução de Ano Novo é conhecer melhor o Rio de Janeiro....
Falando sério, desejo a todos um excelente 2007, com muitos encontros!
Abraços.

Anônimo disse...

Beleza, Biajoni. E como está o seu?

Pra você também, Marcello. E vamos agendar um encontro com a galera na rua do Ouvidor em janeiro.

Abraços.

Anônimo disse...

E que você indique o endereço certo desta vez, né? (rs)

Anônimo disse...

André, as promessas feitas para o ano que está vindo são menos piores quando feitas de coração rsrsrsr

fica aqui o meu desejo de feliz 2007 para Você e que o ano que está vindo seja um ano de muitas realizações e de promessas concretizadas rsrsrssr

Anônimo disse...

Esta primeira frase é bem verdadeira, Bruno. Desejo o mesmo para você, um ano de muitas realizações.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Estava começando a fazer minha listinha...agora desanimei...rsrs brincadeirinha.
Tenho apenas uma resolução para 2007, fazer a minha viagem tão desejada, desse ano não passa ;o).
André obrigada por nos presentear com seu trabalho tão maravilhoso. Que 2007 seja, infinitamente, melhor que 2006. Saúde e sucesso em tudo que fizer.

Beijão

Anônimo disse...

Obrigado pelas palavras. Um feliz 2007 pra você, Edeilda, e que consiga realizar sua tão almejada resolução.

Beijão!